Blog

O balé ou balê (do italiano balletto, pelo francês ballet), é o nome dado a um estilo de dança e a sua performance. A história do ballet começou há 500 anos na Itália. O termo deriva do italiano ballare que significa bailar. Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal; disciplina; leveza, harmonia e simetria.

O ballet clássico é o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva, que se baseava no instinto, para uma dança formada de passos diferentes, de ligações, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes.

Desde o nascimento, o bebê possui toda a base de sua coordenação motora, que influenciará todas as suas conquistas futuras como sentar, engatinhar, andar, falar, DANÇAR.

O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco através de exercícios e posturas. Exige disciplina, boa postura e ritmo. Com o ballet, as crianças podem desfrutar de muitos benefícios como:

– melhora da coordenação motora;

– aumenta a concentração;

– noções de espaço e de localização;

– aumenta a flexibilidade;

– mais resistência corporal;

– corrige e melhora a postura;

– estimula o desenvolvimento intelectual

– ajuda a expressão e memória

O ser humano evolui por etapas. Na medida em que cada uma delas seja plenamente cumprida, a passagem para a seguinte será facilitada.

Sentir, perceber e conhecer o corpo e suas possibilidades de movimento e expressão: correr, saltar, rolar, esticar, girar, respirar, enfim, brincar conscientizando e estruturando o próprio corpo.

O Desenvolvimento de uma criança é o resultado da interação do seu corpo com o meio em que vive, com as pessoas com que convive e com o mundo onde estabelece ligações afetivas e emocionais.

O movimento deve ser trabalhado através do conhecimento do próprio corpo com o espaço, da relação do corpo com os objetos e com o intelecto.