De quantas horas de sono um bebê precisa entre dia e noite?
A dúvida sobre a ...24 de outubro, 2018
O termo caratê (karaté) é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias” e está associado ao fato do carateca utilizar apenas armas de combate naturais, como a visão, as mãos, os braços, o corpo, os pés e a inteligência. A prática da modalidade permite desenvolver a força, a velocidade, os reflexos e a coordenação de movimentos e é, sem dúvida, um exercício terapêutico excelente. O objetivo maior desta arte marcial é o aperfeiçoamento do caráter dos seus praticantes e a disciplina do corpo e da mente através de treinos. As formas de luta de mãos vazias surgiram a mais de dois mil anos, desenvolvidas nos países como China, Índia, Japão, dentre outros.
O Karatê é uma arte extremamente completa, ele visa o aprimoramento físico e mental através de suas atividades, e o comportamento do ser humano perante a sociedade. Ou seja, busca formar um homem íntegro e de bom caráter, pois uma das características principais dessa arte são a DISCIPLINA e AUTOCONTROLE.
Durante a aula são propostos exercícios que desenvolvem disciplina e interação, já que os treinos são coletivos fazendo com que toda a turma participe das atividades. Diante disso, podemos destacar alguns benefícios:
Aumenta a Coordenação Motora: O Karatê trabalha ambos os lados do corpo de forma igual, favorecendo seu controle motor e desenvolvendo esses aspectos, também essenciais na vida diária.
Agilidade: A aula de Karatê proporciona movimentos coordenados onde o praticante possa efetuar movimentos rápidos e precisos, aonde os tais irão se unir com sua movimentação natural conforme o desenvolvimento das atividades.
Equilíbrio: Movimentação de pernas, aonde a criança irá se posicionar de várias formas para que o corpo possa se adaptar a manter um trabalho de equilíbrio constante.
Ludicidade: Todos os exercícios são apresentados de forma lúdica, ou seja, na forma de brincadeira, pois assim teremos mais adesão das crianças, e tornará mais agradável o aprendizado.
Ajuda no Controle Emocional: Assim como em tudo o que fazemos, durante a prática do Karatê encontramos desafios diários que nos testam e exigem autocontrole. Pode ser um movimento novo que não conseguimos dominar, uma apresentação em público que nos paralisa ou até um exame de faixa, tudo isso exige que centremos nossas emoções e pensamentos. E, cada vez mais, nos desenvolvemos como seres humanos através dessas conquistas.
Aumenta a Resistência: As atividades do Karatê são consideradas de grande velocidade e explosão, cujas características envolvem o aumento de potência e resistência muscular no corpo. Já é evidenciado que essas são características essenciais à qualidade de vida em qualquer idade, especialmente à medida que o tempo passa.
Desinibe os Tímidos e Acalma os Ansiosos: É difícil de imaginar, mas é possível, sim, atingir esses dois objetivos. Nos treinos os alunos se deparam com situações em que precisa se posicionar cada uma há seu tempo e orientada pelo professor. Isso auxilia as tímidas a relaxar e estimula o convívio social entre colegas. E, devido aos momentos de reflexão e paciência inerentes às aulas, trabalha a paciência e o autocontrole.
Trabalha e Define o Corpo: Devido ao tipo de trabalho físico envolvido, o Karatê é um excelente exercício. As bases fortalecem os membros inferiores e glúteos, os golpes de mão torneiam os braços, dentre muitos outros exemplos. Todas as partes do corpo são trabalhadas nessa arte.